Como criar um blog no Blogger (passo a passo completo)

em sexta-feira, 21 de junho de 2019

Como criar um blog: passo a passo


Meninas!


Muitas de vocês que sonham em ter um blog de sucesso são consumidas por dúvidas e mais dúvidas sobre o que fazer pra começar um e tudo mais.


Sei como é isso. Todo mundo passa por esse momento logo no início, mas se existe ideias e paixão, a gente consegue vencer esse impasse.


Quando pensei em criar um blog, o maior desafio foi definir um nicho que tivesse a ver comigo e que eu gostasse de falar a respeito. Foi aí que me veio à mente conteúdos de autoajuda, e então eu criei o blog 'Resolvi Escrever' que é o foi primeiro blog.


O motivo foi pelo fato de eu ter percebido que gostava de falar de assuntos sobre a vida, sobre desenvolvimento pessoal, assuntos que motivam e daí veio a ideia.


Nele eu postava conteúdos que despertavam mudança, mas com uma linguagem bem jovial e descontraída para que minhas leitoras se sentissem à vontade, e não com uma sensação de está lendo um artigo acadêmico. :)


Como se preparar pra criar um blog


Antes de mais nada, você tem que decidir sobre o que quer falar nele. Se é conteúdos de marketing, maquiagem, moda, livros ou o que quer que seja. De preferência escolha um tema que seja sua paixão e que você saiba falar a respeito.


Eu, por exemplo, decidi criar este segundo blog porque quando fiz meu primeiro, tive uma certa dificuldade em administrá-lo.


Por isso decidi que ajudaria outras meninas a darem os passos iniciais pra gerenciar o seu ou seus blogs. Irei compartilhar dicas, passo a passo, ferramentas entre outros conforme for aprendendo.


Passo a Passo para criar um blog


Como falei antes, primeiro escolha um tipo de assunto pra abordar. Feito isso:


  • Escolha um domínio, ou seja o nome do seu site (ex.: meudomínio.com). Aconselho o próprio nome do blog.

  • Registre seu domínio. Escolha algum site de registro de domínio e registre-o.


  • Escolha uma plataforma (Blogger ou Wordpress). A plataforma Blogger é do Google e é gratuita. E o Wordpress tem a versão grátis também, porém a paga tem muito mais atribuições e por sua maior complexidade no uso muita gente opta pelo Blogger.


  • Dê início ao seu blog. Independente da plataforma escolhida, assim que você fizer os passos iniciais, você será direcionado para sua área de postagens.

A partir daí é hora de criar seus posts. Se você já tiver ideia do que postar de início, é só digitar e publicar e o seu blog vai estar ativo.


Vale lembrar que dentro da plataforma você poderá personalizar seu blog para que fique à sua cara. A ordem dos widgets, menus, comentários, enfim, fica a seu critério.


A busca no Google


De início, assim de cara não vai ter como as pessoas acharem o seu blog no Google pois vai está muito recente. Mas o seu link pode ser compartilhado para que as pessoas sejam direcionadas até ele.


Crie redes sociais para seu blog, crie conteúdos de qualidade para que seus leitores fiquem engajados. Tenha uma conta no Pinterest e poste lá para que as pessoas vejam seu conteúdo.


Vantagens em usar o Blogger


❤ Como citei mais acima, o Blogger é uma plataforma gratuita, custo R$0,00. Ótima opção pra quem tá começando e não quer gastar.


❤ Você pode rentabilizar o seu blog através do Google Adsense e ganhar com isso.


❤ Você pode ter quantos blogs quiser em uma única conta e gerenciá-los muito facilmente. 


❤ Temas gratuitos e responsivos, ou seja, automaticamente adaptados para celulares, computadores e tablets.


Passo a passo para criar um blog no Blogger


1. Acesse o Blogger. Clique em Criar seu blog.


2. Crie uma conta no Google ou use uma (desde que seja do Google). Clique em próxima.

  • Caso você crie uma na hora, vai aparecer esta tela. É só preencher os dados. Clique em próxima.


3. Clique em Continuar para o Blogger.


4. Clique em Criar um novo blog.


5. Preencha o campo Título com o nome que você escolheu para seu blog. E o campo Endereço com qualquer domínio que esteja disponível como opção alí no momento.

  • Depois é só configurar o redirecionamento para o domínio que você comprou com o nome do seu blog.
  • Escolha um dos temas apresentados, lembrando que você pode modificar depois. Feito tudo isso, clique em criar um blog.

6.
Pronto! Agora é só começar a criar seus posts e publicar e compartilhar.

E é isso. Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários. Mas não tem segredo, é tudo muito simples.


Segue o passo a passo e sucesso no seu blog. Não se esqueça que o segredo para um blog de sucesso é a produção de conteúdos de qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


• Esse post foi útil para você?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em lhe responder ☺️♡



Topo