TIPOS DE BLOG | COMO DESCOBRIR O MELHOR NICHO PARA VOCÊ

em sexta-feira, 28 de junho de 2019


Existem muitos tipos de blog espalhados pela web. Cada tipo correspondente a um segmento em especial. A vantagem dessa variedade é que as possibilidades de escolher um que se adeque a seu gosto é muito grande.

Mas apesar da tamanha disponibilidade de segmentos para se trabalhar, ainda tem gente que tem muitas dúvidas quanto a que tipo escolher.






Se você já sabe sobre o que quer falar em seu blog, mas não sabe o que fazer antes de criá-lo, sugiro que leia o post "como se preparar pra criar o seu blog".

Mas se você também está vivendo esse dilema de não saber por onde seguir, trago esse post hoje com o objetivo de clarear a sua mente pra te ajudar a decidir, com base no que vai ler, qual o melhor estilo de blog pra você.




Blog pessoal

Como o próprio nome já diz, é um blog comumente usado como um hobby, onde o autor escrever nele coisas sobre sua vida, dá sua opinião sobre certos assuntos ou seja lá o que for que ele bem queira.

É uma espécie de diário compartilhado que você pode utilizar pra falar de sua férias, seu filme preferidos, sua rotina no dia a dia e muito mais.

Blog profissional

O blog profissional é criado com o objetivo de promover uma marca empresarial e/ou oferecer seus produtos e serviços. Normalmente é criado por profissionais de pequenas ou grandes empresas.

Se você tem um negócio próprio, pode está optando por esse tipo,  e assim demostrar conhecimento sobre os serviços que oferece pra que sua credibilidade aumente diante dos seus leitores e possíveis novos clientes.

Blog corporativo

Com um pouco de semelhança do blog profissional, o estilo corporativo é criado com a finalidade de promover um empreendimento e ao mesmo tempo cuidar de sua marca.

Essa modalidade é usada para que a empresa mantenha um relacionamento com seus clientes dando notícias sobre ela, e compartilhando conteúdos que sejam úteis para eles.

Por exemplo, uma empresa que vende eletrônicos pode criar um blog corporativo pra oferecer informações de como manusear tal produto, como que faz a manutenção e etc.

Blog de nicho

Blog de nicho específico é aquele que se direciona a um público em especial. São infinitas possibilidades de nichos para que você encontre um pra falar a respeito.

Aqui vai alguns exemplos de nichos. Observe cada um e decida qual deles é o melhor pra você:

  • Maquiagem - pra quem gosta de falar sobre make up e tudo o que envolve a área de beleza.


  • Viagem - pra quem é aventureiro, que gosta de está na estrada, de conhecer novos lugares e falar sobre eles.


  • Marketing - pra quem quer oferecer conteúdos que ajudem outras pessoas a melhorarem sua posição no mercado.


  • Saúde - pra quem é especialista no assunto e quer aumentar sua credibilidade.


  • Moda - pra quem ama falar sobre looks, esse é o nicho ideal.


  • Casamento - pra quem gosta de dá detalhes sobre presentes de casamento, tipos de lembrancinhas e tudo o que faz parte de um planejamento de casamento ou até mesmo sobre depoimentos de casamentos.






  • Esporte - pra quem quer falar sobre o mundo dos esportes ou comentar sobre campeonatos.


  • Receitas - pra quem quer mostrar seus dotes e compartilhar receitas.


  • Tecnologia - pra quem ama falar sobre coisas do mundo tecnológico, inovações e  facilidades.


  • Coaching - Pra quem tem habilidade em falar sobre qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e autoajuda.


  • Fotografia - pra quem é fotógrafo ou quer atuar na área e ao mesmo tempo compartilhar sua arte pra divulgar seu trabalho.


  • DIY (Faça você mesmo) - pra quem trabalha com artesanato e quer ensinar outras pessoas a também fazerem.


Os nichos para criar um blog não se limitam a apenas estes. Listei apenas os mais utilizados e espero que você tenha se identificado com algum.

Antes de criar seu blog, sugiro que leia também o post "6 coisas que você precisa saber antes de criar um blog".

Espero que tenha te ajudado a decidir um nicho adequado pra você. Um  pelo qual você tenha paixão ao falar e ao mesmo tempo ajude outras pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


• Esse post foi útil para você?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em lhe responder ☺️♡



Topo