BLOGGER OU WORDPRESS | VANTAGENS E DESVANTAGENS

em segunda-feira, 8 de julho de 2019



Se você está em dúvidas sobre qual tipo de plataforma escolher para criar o seu blog, nesse post eu vou está lhe apresentando as duas maiores plataformas para criação de blogs: Blogger e Wordpress, bem como suas vantagens e desvantagens.

Tanto uma como a outra, agregam um considerável número de usuários, sendo que o Wordpress sai bem à frente devido a sua grande popularidade na criação de blogs.

De antemão quero deixar claro que o fator decisivo para qual plataforma você deve escolher, é sua finalidade em relação ao por quê quer criar um blog. Entenda mais sobre isso no decorrer da leitura.


Plataforma Blogger e suas vantagens


Como muitos já sabem, o Blogger é uma plataforma do Google para criação de blogs. Eis abaixo as vantagens em escolhê-la para criar o seu:

  • Hospedagem totalmente gratuita
  • Muito fácil de usar 
  • Pode ter quantos blogs quiser
  • Você só paga domínio se quiser um próprio
  • Maior facilidade em integrar o Adsense

1. Hospedagem totalmente gratuita - ótima opção pra quem quer começar sem ter que gastar nada e não entende muito de blogosfera. Ideal para quem está iniciando e quer entender melhor como funciona o mundo dos blogs.






2. Muito fácil de usar - apesar de tudo ser configurado manualmente e em html, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Existem muitos blogs com tutoriais ensinando como utilizar as funcionalidades do Blogger, e em pouco tempo você já estará bem familiarizada.

3. Pode ter quantos blogs quiser - além de ser uma ferramenta 100% gratuita, ainda te dá a possibilidade de ter vários outros blogs. Tudo dependerá de sua capacidade em gerenciá-los.

4. Você só paga domínio se quiser um próprio - o Blogger disponibiliza pra você, na medida em que você escolhe o nome do seu blog, um domínio com extensão "blogspot.com".

Muitos não gostam e por isso optam por adquirir um domínio próprio. Para isso é necessário comprá-lo em um site que registe domínio, e tudo certo.

5. Maior facilidade em integrar o Adsense - como eu disse logo no início, o Blogger é uma plataforma do Google e por isso já está adaptada para integração do Adsense que também é outra propriedade do Google. Isso facilita demais na hora de solicitar seu anúncios e gerar suas receitas.


Plataforma Blogger e suas desvantagens


Como tudo que tem vantagens tem também desvantagens, eis as desvantagens do Blogger:

  • Templates limitados e bem básicos
  • Poucas opções de personalização
  • Qualquer problema que apresente nele, é com você

1. Templates limitados e bem básicos - em comparação aos blogs mais profissionais, os templates do Blogger são muito limitados. Quando você cria um blog na plataforma, ela disponibiliza alguns poucos pra que você escolha um deles.

Porém, existe a possibilidade de você está utilizando outros templates personalizados adaptáveis para o Blogger. Mas como eu te falei, tudo é manualmente e em html. Não é difícil, mas há quem não goste muito da ideia.

2. Poucas opções de personalização - como os temas são limitados, as opções de personalização também se tornam e isso deixa muita gente chateada.

Mas, como a tecnologia sempre avança, com um pouco de técnica em html (já que o Blogger é todo nessa pegada), dá pra deixar a aparência de seu blog mais atrativa sim.

3. Qualquer problema que apresente nele, é com você - por se tratar de uma plataforma gratuita que não conta com um serviço de hospedagem, qualquer problema que seu blog apresentar é você quem vai resolver.

Apesar de o Google contar com um serviço de suporte para cada uma de suas propriedades, nem tudo que está explicado é de fácil compreensão ou pode não ser de fato o motivo do seu problema.

Mas são raros os casos em que um problema apresentado não encontre uma solução. Lembra dos blogs com tutoriais que falei mais acima? Eles ajudam demais nessas horas e ninguém fica na mão.

Plataforma Wordpress.com e Wordpress.org


A plataforma Wordpress conta com duas opções: gratuita e paga. A gratuita (Wordpress.com) é muito limitada em questão de uso e conta com muito poucas opções em relação a versão paga (Wordpress.org) que veremos agora.

Plataforma Wordpress.org e vantagens


Essa plataforma conta com o maior número de blogs registrados na web. Entre as suas vantagens estão:

  • Diversos templates
  • Plugins variados
  • Sistema completo
  • Mais amigável com o SEO

1. Diversos templates - pra quem está pensando em criar um blog com um aspecto bem mais profissional desde o início, o Wordpress.org é uma opção excelente. Contempla uma diversidade de temas muito grande que podem ser personalizados conforme o gosto da pessoa.

2. Plugins variados - os plugins são verdadeiros facilitadores na hora de configurar um layout para seu blog. Eles dispensam o conhecimento em html que é tão necessário no Blogger e agilizam o trabalho que deveria ser seu.






3. Sistema completo - o Wordpress conta com toda funcionalidade que um blog necessita para atender as expectativas de seus usuários.

4. Mais amigável com o SEO - o Wordpress.org conta com a instalação de um plugin (Yoast SEO), que dá dicas de otimização para que seus posts sejam bem posicionados. Com isso, as técnicas de SEO são mais facilitadas e o desempenho do blog melhora.


Plataforma Wordpress.org e desvantagens


Em questão de desvantagens para o Wordpress.org temos:

  • Hospedagem paga
  • Muitas atualizações
  • Maior complexidade no uso

1. Hospedagem paga - pra quem está iniciando um blog, ainda que queira um visual mais profissional, porém não quer gastar, essa opção não é a melhor.

A hospedagem do Wordpress.org tem um valor considerável, que para muitos pode não ser nada, mas para quem não conta muito com o que investir, pesa no orçamento.

2. Muitas atualizações - a plataforma conta com muitas atualizações em seu sistema, e em curtos períodos de tempo.

3. Maior complexidade no uso - apesar de o Blogger ser todo trabalhano no html, o Wordpress é bem mais cheio de detalhes para se manusear.

Claro que pra quem já sabe utilizar, se torna algo simples, mas para iniciantes, acaba se tornando um pouco mais difícil.

________
Um detalhe importante: independente da plataforma escolhida, o fator de sucesso do seu blog serão os conteúdos nele publicados.

Lembrando que se você quer ter um blog apenas como hobby, uma plataforma gratuita é a melhor opção. Tudo depende do seu objetivo. Então analise bem antes de fazer sua escolha.


2 comentários:

  1. Eu já tive um blog na plataforma do blogger, mas por questões de templates, eu preferir migrar para o wordpress. Com isto, percebi que ele me dá mais uma sustentação com o blog.

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @blogjulianarabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, muito obrigada pelo seu comentário. Realmente o Wordpress tem muitas vantagens em relação ao Blogger, mas ainda assim eu tenho um amor pelo Blogger que não passa rsrsrs. Bjoos lindona.

      Excluir


• Esse post foi útil para você?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em lhe responder ☺️♡



Topo