COMO APONTAR DOMÍNIO PRÓPRIO PARA O BLOGGER

em domingo, 14 de julho de 2019

COMO APONTAR DOMÍNIO PRÓPRIO PARA O BLOGGER
Ter um domínio próprio é a melhor opção para quem quer ter um blog com maior credibilidade sem ter que usar uma extensão "blogspot.com".

Se você quer ter um domínio próprio no Blogger, mas não sabe como fazer o apontamento, esse post caiu como uma luva para você.

Vou te ensinar o passo a passo para colocar um domínio no Blogger, e eu te garanto que é muito fácil e não demora. Primeiro você deverá ter um domínio já registrado e também o acesso à zona DNS dele. Você consegue encontrá-la no próprio site onde fez o registro.


COMO APONTAR DOMÍNIO PRÓPRIO PARA O BLOGGER


E vamos ao passo a passo:

Com o seu domínio devidamente registrado, acesse o Blogger.


COMO APONTAR DOMÍNIO PRÓPRIO PARA O BLOGGER

Dentro do Blogger você vai em:

  • Configurações
  • Básico
  • Publicação
  • Configurar um URL de terceiros para seu blog

Segue conforme ilustrado na imagem. O passo de número 5 é um detalhe para que você tenha o HTTPS ativado em seu domínio. Se a opção estiver "não", coloque "sim".

Quando você fizer o passo de número 4, aparecerá um campo. Preencha ele com o domínio que você registrou para fazer o redirecionamento.

Após clicar em "salvar", aparecerá uma mensagem de erro dizendo que "não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio", conforme imagem abaixo.


COMO APONTAR DOMÍNIO PRÓPRIO PARA O BLOGGER

Isso é normal e será dessa forma que você obterá os dois CNAME's que irá utilizar na zona DNS do domínio registrado.

Com a página aberta, vá até a área DNS e altere os CNAME's atuais por estes do Blogger. Cada um apontado para o dado correto conforme está na figura (Campo Host - Aponta Para) e salve. Se você tiver alguma dúvida, peça suporte ao seu provedor.


Segunda parte (opcional)


Essa segunda parte é opcional, mas eu super recomendo que você faça. Se trata dos 4 registros A (redirecionamento para www).

Ao fazer isso, você permite que seu domínio seja acessado tanto com o www ou sem ele. Não será legal se alguém for procurar seu site e aparecer uma mensagem de erro por conta desse detalhe.






Então segue o passo a passo abaixo para evitar esse problema.

Ainda na zona DNS de seu domínio, você irá criar 4 Registros 4 para os seguintes IP's:

  • 216.239.32.21
  • 216.239.34.21
  • 216.239.36.21
  • 216.239.38.21

Geralmente se preenche o campo Host com um "@" que aponta para cada um dos IP's acima. Feito isso, é só aguardar um período de 24 horas para que a propagação do apontamento esteja funcionando.

E é isso, após esse período, tando o seu domínio com www e sem www, estarão funcionando perfeitamente e levando ao mesmo destino, que é o seu blog.

Leia também:
6 coisas que você precisa saber antes de criar um blog
12 templates gratuitos para Blogger | lindos e responsivos
Ferramentas para blogueiras iniciantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário


• Esse post foi útil para você?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em lhe responder ☺️♡



Topo