COMO DESPERTAR A CRIATIVIDADE NA HORA DE CRIAR POSTS | DICAS INFALÍVEIS

em quarta-feira, 31 de julho de 2019

CRIATIVIDADE PARA CRIAR POSTS
Ter ideias para postar todos os dias nem sempre é fácil. Geralmente nos ocorre um bloqueio e ficamos perdidos sem saber o que postar e como começar. Por isso, é muito importante que você tenha sempre em mãos algo que você possa fazer anotações para não deixar passar nenhuma ideia quando surgir.

Para ajudar nessa tarefa, quero deixar aqui algumas dicas de como despertar a criatividade na hora de criar posts e ser muito mais produtiva. As dicas são as seguintes:
  • Defina um título chamativo para o seu post
  • Divida-o em vários tópicos relacionados
  • Pesquise em outros blogs e reinvente
  • Escreva ordenadamente (parte por parte)

Se o seu foco é ter e manter um blog de qualidade com conteúdos no mesmo nível, é essencial que se mantenha consistente e não comprometa o desempenho do seu blog postando qualquer coisa.






Sendo assim, siga os passos que vou deixar logo abaixo e nunca mais fique sem saber o que postar em seu blog. Desbloqueie sua criatividade agora mesmo com essas dicas simples e infalíveis.


CRIATIVIDADE PARA CRIAR POSTS

Defina um título chamativo


A primeira dica é em relação ao título (que é o primeiro contato do leitor com o seu post). O título deve causar uma boa impressão para o leitor e dessa forma despertar seu interesse. Por isso, pense em algo que vá fazer com ele fique curioso em saber do que se trata o seu post.

Os tipos de elementos que devem conter em um título inteligente são:

  • números (lista) - as pessoas gostam de listas pois passam uma ideia de objetividade e praticidade.
  • como fazer (de forma simples) - a busca por facilidade leva as pessoas a buscarem formas simples de fazer algo.
  • problema/solução - quando um leitor busca por uma solução para tal problema, é muito provável que ele vá clicar naquele título que fala do problema e já mostra uma solução.
  • checklist - organização e produtividade é algo que todos valorizam. Um checklist que mostre eficiência na realização das tarefas é muito bem visto pelas pessoas.




Claro que existem muito mais elementos que tornam um título chamativo, mas relacionei apenas os mais comuns que são usados com grande frequência.

Divida seu título em vários tópicos relacionados


Agora com o título já definido, é hora de dividi-lo em partes menores para facilitar a na hora da escrita. Essa dica é a "cereja do bolo" para posts. Digo isto porque eu uso e sou muito beneficiada com ela.

Quando você pensa em um tema para blogar e quer falar sobre vários aspectos dele, dividir em partes irá te ajudar a seguir um passo a passo do começo ao fim sem perder o foco e a criatividade.

Por exemplo, se você pensa em um título do tipo: Como criar um blog do zero, uma ideia de como dividi-lo em partes seria:

  • Escolher um nome
  • Registrar domínio
  • Escolha da plataforma
  • Definição de um template
  • Criação do primeiro post

A partir daí, você iria focar em cada tópico e escrever sobre cada um deles de forma precisa e sem fugir do assunto ou deixá-lo vago. Esses tópicos podem servir também de subtítulos se preferir.

Pesquise em outros blogs e reinvente


Uma forma também interessante para despertar sua criatividade na hora de blogar é "olhando a grama do vizinho", ou seja, observando de que forma os outros blogs tratam daquele assunto que você quer falar e ter ideias a partir do que encontrar.






Você não vai plagiar o conteúdo do outro, não é honesto. Mas vai reinventar com base em suas próprias ideias e conhecimento. A observação no blog do outro é somente para clarear as ideias.

Escreva ordenadamente (parte por parte)


Quando você divide o título em tópicos, o mais ideal é que eles sejam feitos em ordem e assim o passo a passo seja seguido ordenadamente.

Seguindo cada dica corretamente como descritas, você vai perceber como as coisas irão fluir e o bloqueio na hora de criar posts não vai mais aparecer. Se antes você tinha dificuldades para escrever apenas um post, de agora em diante vai conseguir escrever dois ou mais por dia.

Sugiro que você tenha um local exclusivo somente para a criação dos títulos juntamente com os tópicos e nas horas vagas faça várias pautas para a criação dos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


• Esse post foi útil para você?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em lhe responder ☺️♡



Topo