O QUE É SEO? | COMO USAR NO SEU BLOG

em domingo, 7 de julho de 2019



SEO é a sigla para Search Engine Optimization que significa Otimização para Mecanismos de Busca.

O SEO é o responsável por deixar o seu site nas primeiras páginas nos resultados de pesquisa do Google, ou seja, melhorar seu ranqueamento.

Estou certa de que você não quer se dedicar a escrever conteúdos e mais conteúdos, e no fim das contas ninguém ler, não é verdade?

Pois bem, existem técnicas que você pode utilizar para que seu blog fique em um bom posicionamento no Google, e receba um maior número de tráfego.

Para que serve o SEO?


Como dito anteriormente, o SEO é o responsável por colocar o seu blog em um bom posicionamento, em forma de resposta aos internautas que estiverem procurando um conteúdo que esclareça as suas dúvidas ou apresente uma solução para seu problema.






Ainda que você crie o conteúdo mais incrível do mundo em seu blog, se não for possível mostrá-lo ao público, de nada terá adiantado sua criação.

Por isso as práticas de SEO são tão importantes para que você garanta um lugar de maior visibilidade no Google.

O principal objetivo do SEO é aumentar o volume de tráfego orgânico para um site ou blog.

Tipos de SEO


Existem dois tipos de SEO: on-page e off-page.

O SEO on-page são todos os fatores que você próprio trabalha dentro de seu blog, ou seja, toda forma de otimização que você pode e deve fazer pra melhorar o ranqueamento dele.

O SEO off-page são fatores externos que não dependem necessariamente de você. Diz respeito à quantidade de links (backlinks) de outros blogs que apontam para o seu.

Quanto maior for a relevância e autoridade de outros blogs que apontam para o seu, melhor será o seu posicionamento, pois isso conta e muito para o Google, já que ele entende que seu blog é também importante.

Entendendo como o Google funciona


Diferente do que muitos pensam, o Google não funciona como nós humanos que interpretamos as coisas conforme são mostradas.

Para o Google, tudo o que produzimos na internet se resume em textos e códigos.

Isso acontece porque os responsáveis por vasculhar os links e apresentar o que nós queremos saber com maior precisão, são robôs conhecidos como Google Bot.

Os robôs do Google Bot agem como rastreadores que selecionam os conteúdos com maior objetividade para apresentar nos resultados de pesquisa.

É muito importante cuidar dos detalhes para que seu blog seja bem interpretado pelo Google Bot.



Como executar estratégias de SEO


Existem dezenas de estratégias que você pode utilizar para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca. Entre eles os mais relevante são:

  • Título (H1)
  • Subtítulos (H2 e H3)
  • URL otimizada
  • Alt text (texto alternativo)
  • Palavras-chave
  • Meta descripition (meta descrição)
  • Links internos e externos

▶️ Crie títulos inteligentes para seus posts


O título principal (heading tag - H1) é muito importante para que o Google saiba que você está produzindo conteúdos relevantes em seu blog.

Sem falar que ele será a primeira impressão que os leitores terão de seu trabalho.

Por isso tenha bastante atenção na hora de criar seus títulos. Use sua criatividade.

Mas evite colocar mais que um heading tag H1 no artigo, ou seja, tenha apenas um título como o principal.


▶️ Utilize subtítulos nos posts


Essa técnica, além de deixar o texto mais harmônico para o leitor, mostra para o Google que você distribuiu o seu conteúdo em hierarquias dando graus de importância para cada uma delas.

Sempre utilize nos subtítulos heading tag H2 ou H3, conforme a subdivisão. As demais heading tags (H4, H5 e H6) não contam tanto para o Google.

É mais uma questão de estética do seu artigo.

▶️ URL otimizada


Evite que a URL de sua publicação seja extensa. Os visitantes não gostam muito e o Google também não.

De preferência, utilize apenas as palavras-chave. Seja objetiva também nesse quesito.

▶️ Alt text (texto alternativo) 


Antes de colocar uma imagem em seu artigo, verifique se o nome dela está otimizado para SEO, pois os robôs do Google não interpretam os dados como nós.






Para eles, tudo está resumido em textos e códigos. Sendo assim, coloque os nomes de suas imagens de acordo com o seu conteúdo.

Pra que ela faça maior referência ao que você escreveu, utilize também a palavra-chave.

  • Um detalhe: sempre coloque os nomes de sua imagens separadas por hífen. O Google não lê espaços. Ex.: imagem-do-meu-post.jpg.

▶️ Palavras-chave


A palavra-chave se seu conteúdo é o objeto de procura dos usuários.

Quando alguém procura "o que é SEO", irá aparecer nos resultados de busca os artigos mais objetivos, ou seja aquele que contém "o que é SEO" em seu título ou outra parte do artigo.

Se você for claro o suficiente, seu blog terá maiores chances de receber tráfego, pois responde com exatidão a pesquisa do leitor.

▶️ Meta descripition (meta descrição)


Ao realizar uma pesquisa, além do título do assunto, o Google mostra uma pequena parte dele pra que o leitor tenha ideia do que se trata. É a meta descrição do seu artigo.

Nela deve conter a palavra-chave do seu post e também um breve resumo do seu conteúdo. Quanto mais claro, mais chances de ser clicado.

▶️ Links internos e externos


Colocar links de posts antigos (internos) para referenciar um que você está criando é uma boa forma de melhorar o SEO do se blog.

O Google entenderá que aquelas páginas são importantes e dará maior relevância para elas.

Links externos são igualmente importantes, por incrível que pareça.

Pode ser controverso direcionar seus leitores para a concorrência, mas repito: o Google não entende como nós e essa ação melhora seu posicionamento e aumenta as chances de conseguir parceiros.


Pra um maior esclarecimento a cerca do assunto, sugiro que leia o artigo sobre SEO do blog Rock Content que explica muito bem sobre esse tema.

________
E é isso meninas. Qualquer dúvida ou complemento é só deixar nos comentários. Estou aqui pra ajudar e aprender com vocês.

⇾ Leia também: Como divulgar seu blog | 10 dicas estratégicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário


• Esse post foi útil para você?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em lhe responder ☺️♡



Topo