COMO FAZER UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL PARA O SEU PROJETO

em sábado, 21 de setembro de 2019

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL PARA O SEU PROJETO

Assim como nas demais áreas de empreendimentos, o marketing digital também requer algumas estratégias que precisam ser utilizadas para que se consiga atingir o objetivo almejado.

No meio digital, e preciso muito jogo de cintura para conquistar um espaço relevante e criar autoridade perante as pessoas. Principalmente as pessoas que estão iniciando nessa área.

E pensando nisso, foi que eu resolvi trazer esse post pra te ajudar a criar um planejamento de marketing digital para o seu projeto. Lembre-se, planejamento é essencial para a realização das tarefas.

E se você quer saber como deve agir nesse cenário tão vasto que é o mundo digital, leia esse post até o final e fique por dentro de tudo.




Os principais tópicos que irei abordar aqui são:

  • Defina seus objetivos bem detalhadamente
  • Conheça o seu público-alvo
  • Defina quais canais você irá utilizar
  • Elabore um cronograma de ações
  • Determine qual conteúdo será veiculado
  • Analise seus resultados

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL PARA O SEU PROJETO

1. Defina seus objetivos bem detalhadamente


Uma das primeiras coisas que devem ser feitas por quem estar planejando algo, é definir quais são seus objetivos.

  • Objetivos são propósitos que te levam a realizar algo. É descrever aonde você pretende chegar, o que almeja conquistar.

Defina seus objetivos antes de começar a aplicar as estratégias de marketing digital, para obter melhores resultados em seu projeto.

2. Conheça o seu público-alvo


outro ponto muito importante é conhecer o seu público-alvo. Quais tipos de pessoas você pretende alcançar com o seu projeto?

A melhor maneira de saber onde estar o seu público é coletando informações. Sendo assim, faça pesquisas nas redes sociais ou no blog. Pergunte para ele o que você deseja saber.

Com essas informações você saberá com mais precisão quais atitudes deve tomar para acertar em cheio no seu público-alvo.

3. Defina quais canais você irá utilizar


Se você trabalha com marketing digital, é muito provável que você possua um site, um blog ou rede social para negócios.

E esses serão os canais que você deverá utilizar, ou definir quais deles você irá utilizar, para estar divulgando o seu trabalho.

É melhor que você escolha onde o seu público mais se concentra, pois as chances de alcance são muito maiores.




4. Elabore um cronograma de ações


Definir quais ações serão executadas no decorrer do tempo é muito importante para que as estratégias de marketing digital sejam analisadas vez por vez.

Quando sabemos quais passos daremos por vez, fica mais fácil analisar os resultados, ver o que deu certo ou errado, e aplicar possíveis correções.

Claro que nem tudo ocorre como foi devidamente planejado, mas não estar planejado pode gerar prejuízos muito grandes. E eu sei que você não quer isso.

5. Determine qual conteúdo será veiculado


Depois de definir os canais de divulgação e também o cronograma de ações, é hora de definir quais conteúdos serão veiculados para o seu público.

O que você irá veicular para a sua audiência? Informações do seu projeto? Sua história com o projeto? Benefícios que ele trará?

Seja qual for o tipo de conteúdo que você irá compartilhar, certifique-se de que há valor naquilo que você compartilha.

Ofereça conteúdos que vão agir na dor da sua audiência. Dessa forma você acaba criando um relacionamento mais próximo com ela.

6. Analise seus resultados


Por fim, você deve analisar seus resultados. Observe o que teve melhor desempenho e com base nesses dados você saberá melhor como deve agir em uma próxima oportunidade.




Se você não analisa seus resultados, não tem como saber o que deu errado, o que dificulta na hora de tomar medidas corretivas. Por isso é tão importante criar o hábito de analisar os resultados seja de qual for a ação.

Conclusão


Fazer um planejamento de marketing digital é indispensável para quem quer trabalhar na internet.

Assim como empresas físicas precisam de todo um gingado para atrair clientes, igualmente acontece com empreendimentos digitais.

Espero que esse post tenha te ajudado a entender a importância que tem um planejamento de marketing digital, e que você tenha aprendido como criar o seu.

⇨ Leituras recomendadas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário


• Esse post foi útil para você?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em lhe responder ☺️♡



Topo