PALETA DE CORES | Como criar uma identidade visual que atrai

em segunda-feira, 23 de setembro de 2019


PALETA DE CORES

Antes de entrar no assunto em questão, vamos definir pra você o que é uma paleta de cores, para então você saber como criar uma identidade visual que atrai.

  • Paleta de cores é um conjunto de cores e tons, que juntas, em harmonia, servem para transmitir uma ideia, uma lembrança, um sentimento em relação a uma marca.

Ela faz parte da identidade visual de uma marca, que busca fortalecer ainda mais a sua presença no mercado, através do visual.

Para quem trabalha no mercado digital, que quer ter cada vez mais alcance e reconhecimento, investir no visual é um ponto muito importante, pois milhares de conteúdos são compartilhados todos os dias e quem quer se destacar, precisa usar sua identidade visual de forma estratégica para chamar a atenção.

E agora que você já sabe o que é uma paleta de cores, vamos ao assunto saber mais sobre sua importância e como criar uma para o seu negócio.

A importância de uma identidade visual


Você já deve ter percebido que todas, ou a maioria das marcas, seguem uma linha de cores e padronizam tudo o que faz parte da empresa com as mesmas cores. Isso se chama identidade visual.

Através da identidade visual, fica mais fácil para uma pessoa lembrar de determinada marca ou produto. E também, é pela identidade visual que a maioria das pessoas criam confiança em uma dada marca ou produto.

Quando você cria uma identidade visual com suas cores muito bem definidas, você está passando para as pessoas a seguinte informação: toda vez que vocês virem esses detalhes reunidos, saberão que se trata da minha marca.

Deu pra entender a importância de se ter uma identidade visual muito bem definida? As cores falam por si só, e isso é muito importante para qualquer negócio.

Como criar uma identidade visual que atrai


Se você ainda não sabe como fazer para atrair mais pessoas com as cores que utiliza, preste bem atenção para as seguintes dicas que eu irei deixar logo abaixo. Os principais requisitos para criar uma identidade visual que atrai são:

  • Defina uma paleta de cores
  • Defina as tipografias (fontes) da sua marca
  • Defina um estilo de imagens
Agora vamos entender cada um dos itens mais detalhadamente.

1. Defina uma paleta de cores


O primeiro passo que eu recomendo para definir sua paleta de cores é criar um moodboard.

Moodboard é um painel de referências visuais feito com colagens de imagens que tenham a ver com sua ideia de negócio e personalidade. Precisa ser algo que te inspire, que transmita a ideia e sensação que você quer passar com o seu negócio.

[1.1] Passo a passo para criar seu moodboard:

  • Escolha uma ferramenta para fazer a colagem de imagens (Powerpoint, Canva, Google Apresentações);

  • Separe as imagens que te inspiram, transmitem sua ideia de negócio e que você realmente gosta (o Pinterest ótimo);

  • Agora junte todas as imagens na ferramenta de colagem, formando um painel (ou mural);

  • Quando terminar, faça download de toda a imagem como uma só.

[1.2] Agora vamos definir a paleta de cores da sua marca:
  • Em um site conta-gotas faça o upload do seu moodboard que você salvou por completo em uma imagem só (algumas opções de site conta-gotas que utilizo: Canva Color Palette Generator e o Adobe Color);

  • Assim que fizer o upload, o site mostrará um conjunto de cores para a sua paleta, com base nas cores da imagem do seu moodboard;

  • Guarde o código dessas cores para utilizar sempre como a paleta de cores padrão da sua marca (se quiser escolher outras cores da imagem, é só mover o conta-gotas com o mouse);

  • E pronto! Você terá a sua paleta de cores definida de forma estratégica, intimista e com seus valores.

Viu só como não é tão difícil? O que você precisa fazer agora é obedecer suas cores e sempre utilizá-las em seus designs, artes, textos e qualquer material da sua marca.

Com uma paleta de cores definida você não perde tanto tempo tentando combinar cores, pois qualquer uma que você utilizar, vai combinar com as demais da paleta, o que é ótimo.

2. Defina as tipografias (fontes) da sua marca


O segundo ponto a ser definido na identidade visual da sua marca é a tipografia (fonte) padrão.

Aqui no blog todos os posts tem a mesma tipografia. Eu faço dessa forma para deixar a identidade visual dele bem alinhada. É a fonte padrão que utilizo.

Normalmente as pessoas utilizam apenas duas tipografias para criação dos textos e designs da marca:
  • Uma para o título
  • Outra para o texto

Eu acho essa ideia ótima, pois assim é possível manter a simplicidade e alinhamento da identidade visual da marca, e evita excesso de detalhes e informações.


3. Defina um estilo de imagens


O estilo das imagens e design que você utiliza na sua marca também faz parte da identidade visual.

Elas serão responsáveis por chamar a atenção das pessoas para o seu conteúdo, e quanto mais únicas elas forem, mais fácil e rápido as pessoas identificarão o seu conteúdo.

Sendo assim, tenha traços únicos, estilo de formatação diferente, filtros que deixem suas imagens bem únicas para a sua marca.

Espero que esse post tenha te ajudado a definir a sua paleta de cores, e que você coloque em prática tudo o que aprendeu, em seu negócio. Se foi útil pra você, deixe sua opinião nos comentários.

10 comentários:

  1. Oi, Arlene adorei o artigo.
    Como você chegou a sua paleta de cores?
    Obrigada por compartilhar.

    Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lilian, que bom que gostou. Eu defini com base no que eu gostava mesmo. fui montando e vendo se as combinações me agradavam, até que eu decidi 😘😘

      Excluir
  2. Vc poderia me indicar um App bom para editar a foto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem? Eu utilizo o Canva para criar minhas artes 😘

      Excluir
  3. Muito top sei conteudo. Obrigada por compartilhar eu ainda tenho dúvidas das combinações da minha paleta. Mas, seu conteudo me clareou bem a minha mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e que bom saber que te ajudou 😍😍

      Excluir


• Esse post foi útil para você?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em lhe responder ☺️♡



Topo