SEO | DICAS PARA MELHORAR O POSICIONAMENTO DO SEU BLOG

em segunda-feira, 30 de setembro de 2019

SEO | DICAS PARA MELHORAR O POSICIONAMENTO DO SEU BLOG

Sim, esse assunto é um pouquinho chato, mas é necessário falar dele, afinal essa ainda continua sendo a maneira mais viável que você irá encontrar para posicionar o seu blog na primeira página do Google.

SEO, como você já deve saber, significa Otimização para Mecanismos de Busca, ou seja, são todas as estratégias que você utiliza para fazer com que o seu conteúdo seja encontrado pelos robôs do sr. Google, e colocado nos primeiros resultados sempre que alguém pesquisar por algo relacionado.

Já havia escrito aqui um post falando sobre o que é SEO e como usar no seu blog, mas resolvi trazer mais este, como complemento pra deixar o assunto ainda mais completo.

Como o título já deixa claro, estarei dando aqui mais algumas dicas para que você consiga melhorar o posicionamento do seu blog, para que ele possa ser encontrado e mostrado como resultado de pesquisa. Agora vamos às dicas.


SEO | DICAS PARA MELHORAR O POSICIONAMENTO DO SEU BLOG

1. Faça pesquisas de palavras-chave


Para que o seu conteúdo seja mais facilmente encontrado pelas pessoas, você precisa escrever conforme elas procuram.

Quando você faz uma pesquisa de palavras-chave antes de criar seus posts, você consegue ter uma ideia do que as pessoas mais procuram e com isso poderá criar algo mais assertivo, ou seja, algo que poderá ser mostrado sempre que alguém pesquisar por aquilo que você escreveu com base nas próprias pesquisas.

Existem várias ferramentas que você pode está utilizando para fazer pesquisa de palavras-chave, entre elas eu cito o Ubersuggest e também o Keyword Tool.

Com essas duas ferramentas, você terá uma gama de ideias para produzir os seus conteúdos.

Existem duas modalidades de palavras-chave, que são:

  • Head tail: são palavras-chave de cauda curta, ou seja, são termos mais genéricos que as pessoas procuram, como por exemplo "marketing".
  • Long tail: são palavras-chave de cauda longa, ou seja, termos mais específicos que as pessoas procuram, como por exemplo "marketing digital no Instagram".

2. Fatores de rankeamento


Os alguns dos fatores responsáveis pelo rankeamento de seu blog são:
  • Conteúdo (tamanho)
  • Backlinks (qualidade deles)
  • Velocidade (tempo de carregamento)

Para que o Google entenda que você produz algo relevante, é necessário dar sinais para ele. O Googlebots (robôs do Google) não sabem ler, mas posso te garantir que são bem inteligentes.

Sendo assim, você precisa facilitar o trabalho deles, para que eles também trabalhem ao seu favor.

Conteúdo: quando você escreve algo grande, o Google entende que existe relevância alí, pois tem muita coisa escrita. Claro que não é uma regra, mas faz muito sentido. Sugiro que você escreva em cada post seu entre 500 a 1000 palavras, mas se não der para escrever essa quantidade, escreva pelo menos 300 palavras.

Backlinks: Essa tarefa não depende somente de você. Backlinks são links de outros sites ou blogs que apontam para o seu. Quanto mais backlinks, melhor, porém somente quantidade não quer dizer nada. O Google pesa a relevância do site que está linkando para o seu. Quanto mais importante ele for, maior será seu posicionamento.

Velocidade: Aqui está outro fator também importante para que o seu blog seja bem rankeado. Se o seu blog é muito lento para carregar, o Google enxerga isso como uma má experiência para os internautas. Então ele evita entregar o seu conteúdo para as pessoas. Se você tem esse problema, tente resolver o mais rápido possível.

3. otimização das imagens


Talvez você não saiba, mas as imagens também são importantes para o rankeamento, pois elas também podem ser encontradas pelas pessoas e levá-las ao seu conteúdo.

Quando você otimiza as imagens do seu blog, está possibilitando que as pessoas encontrem o seu conteúdo através delas. Mas como assim, otimizar as imagens?

É muito simples, em seu computador mesmo (antes de fazer o upload da foto para o seu post) você faz isso:
  • nome: imagem-sobre-tal-coisa.jpg

Depois que você fizer o upload para o seu post, você deve colocar:

  • all text (texto alternativo): dizer algo breve sobre a imagem
  • descrição: falar mais um pouco, de forma breve, sobre a imagem

Se você utiliza o Blogger, você pode fazer isso clicando na imagem e ir em propriedades. Se você utiliza Wordpress, essas opções aparecem para você na área de edição dos posts.

4. Otimização dos posts


E por último, mas não menos importante, vamos falar sobre a otimização de seus posts.

De forma resumida, quero passar pra você as seguintes dicas. Quando for escrever seus posts, utilize sempre:

  • Meta descrição (meta descripition): é o texto resumo que você coloca para que as pessoas possam saber mais ou menos do que se trata o seu post, como mostra o exemplo abaixo.


O texto que você ver logo abaixo do link é a meta descrição. Sugiro que você coloque sempre entre 20 a 25 palavras (dependendo do tamanho delas) para que consiga passar uma ideia clara e objetiva sem interrupções.

  • Títulos H1 e H2: O primeiro contato que o leitor tem do seu conteúdo é através do título. Se ele conseguir conquistá-lo, será clicado, caso contrário será descartado. E é na tag H1 (título principal) que você deve ser criativa para conquistar o leitor. A tag H2 serve para hierarquizar o seu texto. Para o Google isso é muito relevante.

  • Links internos: Quando você usa  links internos (links que levam para outros artigos seus), o Google entende que além daquele assunto que você está postando, existem outros que também são interessantes para os leitores a ponto de serem linkados.

Essas foram mais algumas dicas de SEO para que você consiga trabalhar melhor o posicionamento de seu blog. Espero que tenha te ajudado e que você pratique para obter melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


• Esse post foi útil para você?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em lhe responder ☺️♡



Topo