O QUE É MARKETING DIGITAL? ENTENDA DE FORMA SIMPLES

em sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O QUE É MARKETING DIGITAL? ENTENDA DE FORMA SIMPLES

Há pessoas que pensam que o marketing e o marketing digital são duas coisas completamente diferentes, mas não são. Na verdade, se trata da mesma coisa, porém em cenários diferentes.

E como vemos com muita frequência, o marketing digital tem ganhado grande proporção nos últimos tempos. Nunca se falou tanto no assunto como agora.

Isso se dá por conta de que as empresas já entenderam que para estar sempre à frente, precisam agir estrategicamente para garantir sempre o melhor posicionamento no mercado.




Mas afinal, o que é marketing digital?


Como falei, é o mesmo marketing, porém em um cenário diferente. Enquanto o marketing consiste em utilizar meios para atrair e manter clientes sempre ativos, o marketing digital tem o mesmo papel, porém no mundo virtual, ou seja, na internet.

Todas as ações realizadas na internet para divulgar um produto ou serviço e gerar vendas se trata de marketing digital.


O QUE É MARKETING DIGITAL? ENTENDA DE FORMA SIMPLES

Estratégias de marketing digital


As principais estratégias de marketing digital são:
  • Marketing de conteúdo
  • Redes sociais
  • Blogs
  • Sites

Na verdade o marketing de conteúdo está inserido em todos os outros itens, pois seu objetivo é atrair novos clientes através do compartilhamento de conteúdo de valor e de graça.

Dessa forma as pessoas se sentirão confiantes quando for decidir comprar algo de quem está vendendo.

Redes sociais - Já se foi o tempo em que as redes sociais eram vistas apenas como um lugar interativo onde as pessoas viam e compartilhavam fotos e vídeos.

Hoje em dia, as redes sociais tem gerado mais vendas que qualquer outro site ou loja virtual. São nelas que estão concentrados milhares de usuários, e justamente por isso as empresas que são inteligentes vão buscar clientes nelas.




Blogs - Um blog é uma das melhores formas de se fazer marketing de conteúdo. Primeiro porque nele você não compete espaço com outras pessoas (quem visita seu blog fica exclusivamente alí).

Segundo porque nesse espaço você tem maior possibilidade de mostrar autoridade e credibilidade em relação ao seu negócio. Você pode oferecer um artigo mais completo para seu público e conquistá-lo à partir daí.

Sites - Com algumas semelhanças de um blog, em um site você também tem a possibilidade de oferecer uma riqueza de conteúdo para a sua audiência.

Como eu falei, todos esses meios envolvem o marketing de conteúdo, que tem como objetivo oferecer conteúdo valioso como "isca" para atrair novos clientes.

Vantagens em usar o marketing digital


São inúmeras as vantagens em se utilizar o marketing digital. Com ele você tem chances de gerar maior interação com a sua audiência, conhecer seus gostos e suas frustrações. Pode também criar comunidades e fortalecer o seu negócio.




Outra vantagem é a possibilidade de segmentar o público e atrair pessoas mais interessadas em seu produto ou serviço. Sem falar que fica muito mais fácil analisar seu desempenho e saber o que deu certo e o que não teve um bom resultado.

Como fazer um plano de marketing digital


Não é tão difícil de fazer um planejamento de marketing digital para o seu projeto. O que você precisa é saber agir estrategicamente conforme estipulado no plano. Segue passo a passo:
  • Defina seus objetivos
  • Conheça quem é a sua persona
  • Defina os canais que irá utilizar
  • Elabore um cronograma de ações
  • Determine o conteúdo que será veiculado
  • Analise os resultados
Escrevi um post completo explicando cada um desse passo a passo. É só clicar AQUI e você entenderá melhor sobre o assunto.

Ferramentas de marketing digital


Nesse ponto irei citar as duas ferramentas mais utilizadas e que tem gerado entre os melhores resultados no marketing digital que são: SEO e e-mail marketing.

SEO - um assunto que muita gente acha super chato (e é um pouco, na verdade), mas que é muito importante para quem deseja ter um bom posicionamento nas páginas dos resultados de pesquisa.

Como não quero deixar o post muito longo, irei deixar o link onde eu falo sobre como utilizar SEO para melhorar o seu posicionamento. É só clicar no link e você terá acesso ao conteúdo.

E-mail marketing -  assim como eu falei que com um blog você tem possibilidade de criar um relacionamento mais íntimo com a sua audiência, pois não compete espaço, com  a utilização do e-mail marketing segue quase a mesma regra.

À partir do momento em que uma pessoa disponibiliza seu e-mail em troca de algo que você ofereceu, automaticamente ela permite que você mantenha um relacionamento constante com ela (claro que você não deve e nem vai fazer spam, isso acaba coma tua reputação).




Então faça bom uso das ferramentas que você tem à sua disposição e cresça cada vez mais no mundo digital. Caso tenha interesse, tem um post aqui no blog onde eu mostro algumas ferramentas de e-mail marketing gratuitas. É só clicar no link.

Espero que tenha ficado fácil para você compreender o que é o marketing digital e sua importância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


• Esse post foi útil para você?
• Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.
• Terei o maior prazer em lhe responder ☺️♡



Topo